As Falsas Memórias do Holocausto de Simon Wiesenthal

Um dos mais famosos sobreviventes do Holocausto no mundo é o judeu austríaco Simon Wisenthal, que após ser internado no campo de concentração de Mauthausen durante a guerra, devotou todo o resto de sua vida para a caça de ex-nazistas em todos os cantos mundo. Wiesenthal também possui uma organização, devotada aos interesses judaicos e também à promoção da propaganda do extermínio em massa no Holocausto, nomeada esta por ele.

Ainda é pouco conhecido o fato de que as memórias pessoais do Holocausto do próprio Wiesenthal, intitulada de “KZ Mauthausen, Bild und Wort” (Campo de Concentração de Mauthausen – Figuras e palavras), publicado no ano de 1946, contém uma das mais descaradas farsas forjadas dentre todas aquelas que tratam das “memórias” do Holocausto.

Wiesenthal ilustrou seu livro com desenhos que ele alegadamente criou enquanto estava internado no campo de Mauthausen, ou de sua própria memória logo após isto. Uma das mais famosas imagens de seu livro é a de três judeus, em seus uniformes listrados, que tinham sido amarrados em postes e executados pelos soldados nazistas; a imagem é reproduzida a seguir.

 

Ela representa uma suposta cena no campo de Mauthausen, contendo a assinatura de Wiesenthal no seu canto esquerdo.

O Desenho de Wiesenthal – plágio da revista LIFE

Embora Wiesenthal alegasse em seu livro que o desenho destes três judeus mortos retratava um acontecimento ocorrido no campo de Mathausen, a verdade é que ele plagiou esta figura de uma série de fotografias que apareceram na revista LIFE de junho de 1945.

A série de fotografias, na verdade, era de soldados alemães que foram capturados durante a Batalha do Bulge vestindo uniformes do exército americano, e por este motivo, foram executados por um pelotão de fuzilamento, como é permitido nestes casos, de acordo com a convenção de Genebra. Ou seja, Wiesenthal copiou sua figura de “três judeus mortos” de uma fotografia que estava nesta revista, e que ao contrário do que o sobrevivente queria mostrar, representava a cena de três alemães sendo mortos por americanos!

Abaixo está a série completa de fotografias da revista LIFE de junho de 1945, juntamente com a capa daquela revista. Note as três fotografias na terceira página interna desta revista reproduzida abaixo:

 

Adiante, encontram-se as fotografias dos três alemães mortos, da última página desta revista, colocadas lado a lado; e abaixo destas, o desenho da “execução de Mauthausen” é exibido novamente. Uma simples comparação visual destas duas imagens não deixa a menor dúvida da verdadeira origem destas imagens, que o mundialmente famoso “Caçador de Nazistas” reproduziu para suas “memórias”.

 Wiesenthal's Fabrication

Fonte: Revista Cultural Tholf nº5